Observatório da Violência Política e Eleitoral

 

O Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE) é uma publicação realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GIEL/UNIRIO) sobre a dinâmica e o impacto da violência na democracia brasileira desde janeiro de 2019.

 

O OVPE faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital. O OVPE relata casos de agressões, ameaças, atentados, homicídios e sequestros contra diferentes tipos de lideranças políticas ou seus familiares, incluindo políticos no exercício do mandato, ex-políticos, candidatos, pré-candidatos, ex-candidatos e assessores e funcionários da administração pública federal, estadual e municipal.

 

O OVPE informa a frequência dos casos de violência ocorridos contra essas lideranças políticas, assim como a sua evolução ao longo do tempo, os principais tipos de violência, o perfil socioeconômico, a filiação partidária das vítimas e a distribuição dos episódios de violência por regiões e estados. Por ser uma investigação exclusiva sobre a violência contra lideranças polítcas, o OVPE não monitora a ocorrência de violência contra eleitores.

 

A partir de abril de 2020, o OVPE será publicado trimestralmente. A sua realização e divulgação somente foram possíveis com o apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Boletim Trimestral n°1 - Janeiro-Fevereiro-Março 2020

Boletim Trimestral n°2. - Abril-Maio-Junho 2020

Boletim Trimestral nº 3 - Jullho-Agosto-Setembro 2020

Boletim Trimestral nº4 - Outubro-Novembro-Dezembro 2020