Apresentação

 

Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE) é uma publicação realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GIEL/UNIRIO) sobre a dinâmica e o impacto da violência na democracia brasileira desde janeiro de 2019.

 

OVPE faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital. O OVPE relata casos de agressões, ameaças, atentados, homicídios e sequestros contra diferentes tipos de lideranças políticas ou seus familiares, incluindo políticos no exercício do mandato, ex-políticos, candidatos, pré-candidatos, ex-candidatos e assessores e funcionários da administração pública federal, estadual e municipal.

 

OVPE informa a frequência dos casos de violência ocorridos contra essas lideranças políticas, assim como a sua evolução ao longo do tempo, os principais tipos de violência, o perfil socioeconômico, a filiação partidária das vítimas e a distribuição dos episódios de violência por regiões e estados. Por ser uma investigação exclusiva sobre a violência contra lideranças polítcas, o OVPE não monitora a ocorrência de violência contra eleitores.

 

A partir de abril de 2020, o OVPE será publicado trimestralmente. A sua realização e divulgação somente foram possíveis com o apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).